segunda-feira, 31 de março de 2008

Remédio santo

Como já tinha referido uns posts atrás, tenho uma actividade física regular mas não de grande intensidade. Acontece que nestes dias sem ir trabalhar aproveitei para ir a locais onde habitualmente se perde muito tempo (finanças, médicos, conservatórias, bancos,CTT, etc) e descurei um pouco a minha ginástica. Agora, que quero recomeçar, está a ser um pouco difícil, o corpo habitua-se à ociosidade e tomar a iniciativa de ir à piscina, fazer uma caminhada ou uns exercícios de Pilates está a tornar-se um esforço sobrehumano.
Então, agarrei no meu guia terapêutico de cinema e encontrei um sub-capítulo inserido no capítulo "Depressões, esgotamentos e crises de ansiedade" que dizia o seguinte: "Filmes que dão vontade de praticar exercício físico". Aqui, encontrei os seguintes títulos:

- Chariots of fire;
- Wimbledon;
- Tin Cup;
- Jim Thorpe, All American;
- Without limits;
- Hidalgo;
- La grande Bouffe;
- Monty Python's The Meaning of Life.


Ora, como em qualquer tratamento, a medicação deve ser tomada até ao fim, fazendo contas, para ver estes filmes todos terei que gastar 15 horas e 53 minutos. Como por dia, só poderei dispensar cerca de 2horas para o tratamento, e nem todos os dias o posso fazer, isto quer dizer que talvez daqui a 15 dias comece a sentir os efeitos, ou seja, uma qualquer vontade de levantar o rabo do sofá.
Pensado bem, não sei se será o tratamento adequado mas na verdade é o que me apetece fazer.

Nota: Ah e tal mas já vi 5 destes filmes. Então, já tive várias vezes gripe e não deixei de tomar os comprimidos só por que noutra vez já o tinha feito.

Fechar os olhos e saltar

Uma vida esbatida...



... é mais fácil de viver mas bem menos interessante.

domingo, 30 de março de 2008

Um fim de semana com muitos amigos

quinta-feira, 27 de março de 2008

Das Leben der Anderen



O filme passa-se em 1984, na antiga Alemanha de Leste, cinco antes antes da Glasnot e da queda do Muro de Berlim, onde a população é mantida debaixo de controlo pela Stasi, a polícia secreta alemã. A Stasi tem por missão saber tudo sobre a vida de todas as pessoas, através de uma vasta cadeia de informadores/denunciadores. O filme acompanha a gradual desilusão do Capitão Gerd Wiesler, um oficial altamente credenciado da Stasi, cuja missão é espiar um famoso escritor, George Dreyman, e a sua esposa, a actriz Christa-Maria Sieland.

Trata-se de um filme com uma narrativa bem estruturada, muito bem interpretado. E visualmente é arrebatador (a opção de widescreen e constantes travellings é bem conseguída, bem como os tons escolhidas).
Quando o Capitão Gerd Wiesler entra, através de escutas, na vida do casal George Dreyman e Christa-Maria começa a aperceber-se do vazio da sua existência, passando a apropriar o casal na sua vida. A osmose é tal que assistimos à progressiva desilusão tanto de Wiesler como Dreyman naquilo em que tanto acreditavam como se de um só se tratasse.
É arrepiante a cena em que Dreyman, ao piano toca, a partir de uma partitura que um amigo recentemente falecido lhe tinha oferecido pelos anos, uma peça, ao mesmo tempo que Wiesler ouve, através das escutas, e emociona-se exprimindo de uma outra forma a mesma dor.
Quando parece que chegamos os fim do filme, um novo segmento surge, cronologicamente afastado, e isto acontece por duas vezes, como se o realizador pretendesse depurar ainda mais a beleza até atingir a essência da mesma.

Se o filme nos toca profundamente, é porque cada um de nós, num momento ou outro da vida, somos confrontados com a desilusão naquilo em que acreditamos mais e somos colocados perante escolhas por vezes dolorosas.

O direito a dizê-lo


Lembro-me que há uns anos, após ter comprado um par de calças de ganga numa loja cuja especialidade era roupa para dreads, quando estava a pagar deram-me vários autocolantes com frases engraçadas: "Enquanto dás uma queca, morre uma alforreca", uma que fazia as minhas delicias "Safaste ou é só beijinhos?" e por fim uma que não liguei muita importância na altura "Posso não concordar com o que estás a dizer, mas defenderei até à morte o direito de o dizeres" mas que nos tempos que correm faz todo o sentido.
Parece que cada vez mais as pessoas não conversam trocando opiniões. Hoje em dia as pessoas esgrimem argumentos tentando convencer os outros não a aceitar as suas opiniões mas a adoptarem as mesmas. Para isso, refutam constantemente as ideias dos outros, digladiam-se muitas vezes usando argumentos pouco correctos e algumas vezes injuriando aqueles que simplesmente expressam a sua opinião.
Esta não é, de certeza, a sociedade que eu quero para mim.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Já tenho saudades destas personagens



aquele accent da Alice tiram-me a respiração ;-)

roubado ao Despertar da Mente

Osteo....

terça-feira, 25 de março de 2008

A natureza é perfeita ...

segunda-feira, 24 de março de 2008

Gone baby gone


Hoje, se a minha concentração voltar, vou ver este filme.
O facto de ser fã dos livros de Dennis Lehane e gostar bastante das personagens Angie/Patrick não consigo imaginar Casey Affleck no papel de Patrick e quanto a Michelle Monaghan não conheço o suficiente para imaginar seja o que for.
Mas se não gosto de Ben Affleck como actor, espero sinceramente que seja um bom realizador e este é um argumento interessante que merecerá ser bem adaptado.
Clint Eastwood também já filmou, tão bem, um argumento adaptado de um livro de Lehane, o Mystic River e rodeou-se de excelentes actores que tiveram prestações fantásticas.
E em filmagens encontra-se mais um argumento de Lehane, o Shutter Island, desta vez por Martin Scorsese. Neste caso, só tenho pena que seja com o DiCaprio mas como tem o Mark Ruffalo e é realizado por um mestre, fico bastante ansiosa, pois o livro é muito bom.

domingo, 23 de março de 2008

Uma tarde de domingo

sábado, 22 de março de 2008

Ellen Page


The Tracy Fragments, An American Crime e Juno são três dos filmes protagonizados por Ellen Page em 2007.
Espero ter oportunidade de vê-la em muitos filmes. A sua actuação deixa marca em qualquer trabalho. Assim percebi quando a vi, pela primeira vez, em Hardy Candy.

Os "oscarizaveis"







Depois de ter, finalmente, visto todos os filmes nomeados para melhor filme, aqui vão as minhas preferências por ordem:
1º No country for old man;
2º There will be blood;
3º Juno;
4º Michael Clayton;
5º Atonement.

Desta vez a minha preferência coincide com o prémio o que nem sempre acontece.

Dia Mundial da Água


Neste dia é importante não esquecer que:
- um terço dos portugueses ainda não tem tratamento de águas residuais;
- 13% das bacias hidrográficas estão em muito mau estado;
- 28% encontram-se em mau estado;
- cada português gasta 120 litros de água e produz 117 litros de águas residuais;
- o consumo de uma chávena de café equivale a um gasto de 140 litros de água, gasta no cultivo, produção e empacotamento dos grãos, de acordo com o vencedor do 'Prémio Estocolmo da Água 2008;
- para a produção de um pedaço de meio quilo de queijo são necessários 2.500 litros de água;
- um quilo de carne de vaca, até chegar ao consumidor, exige o dispêndio de mais de 10 mil litros.

fonte: Sic online

sexta-feira, 21 de março de 2008

Muitas vezes ...

... caminhos diferentes levam exactamente ao mesmo lugar.


Os teus pés

Quando não te posso contemplar
Contemplo os teus pés.

Teus pés de osso arqueado,
Teus pequenos pés duros,

Eu sei que te sustentam
E que teu doce peso
Sobre eles se ergue.

Tua cintura e teus seios,
A duplicada purpura
Dos teus mamilos,
A caixa dos teus olhos
Que há pouco levantaram voo,
A larga boca de fruta,
Tua rubra cabeleira,
Pequena torre minha.

Mas se amo os teus pés
É só porque andaram
Sobre a terra e sobre
O vento e sobre a água,
Até me encontrarem.

Pablo Neruda


Neste dia mundial da Poesia, fica este poema que uma vez me escreveram num caderno.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Eiii.... por acaso está por aí alguém de Ermesinde?



Era destas que falavamos no outro dia, não era, Ziza?

terça-feira, 18 de março de 2008

Gosto disto

segunda-feira, 17 de março de 2008

Está certo

domingo, 16 de março de 2008

"A sua vida foi um fracasso? Connosco a sua morte será um sucesso!"



Quando na badana do livro se lê o seguinte:
"Imagine um negócio de família que envolve a venda de todos os ingredientes possíveis para a pratica do suicídio, nas suas mais diversas formas. Corda, pistolas, facas, venenos e toda uma panóplia de de produtos mortíferos. São cinco as personagens que compõem esta família atípica que gere a loja há várias gerações: os pais, profissionais, comerciantes; o filho primogénito, deprimido crónico mas extremamente criativo no seu domínio; a irmã, exemplo típico de adolescente inadaptada; e finalmente o irmão mais novo, verdadeiro grão de areia na engrenagem deste comércio lúgubre: é que ele atreve-se a sorrir e a ser optimista."

É claro que tive que trazer o livro comigo.

sábado, 15 de março de 2008

Peculiaridades #7




Não consigo gostar desta desta actriz, é uma embirração, só pode. Afinal, se foi nomeada para um óscar é porque deve valer alguma coisa.
Talvez um dia apareça num filme que me surpreenda e assim possa fazer as pazes com ela. Também já embirrei com Russel Crowe e fiz as pazes de forma definitiva em no 3:10 to Yuma, tal como ainda embirro um bocado com DiCaprio e comecei a respeita-lo um pouco em The Departed.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Estou farta

... de nunca tirar férias quando quero ou preciso.

É uma colecção a não perder



Sai às sextas com o Público
Colecção Cahiers du Cinema – Grandes Realizadores
ainda não tive oportunidade de ler todos os livros que já saíram nem ver alguns filmes mas, daquilo que li, parece-me ser uma colecção importante para quem gosta de cinema, ou pelo menos para quem gosta de conhecer o que está por de trás do que é projectado numa tela.

quinta-feira, 13 de março de 2008

A não perder




A viagem de Sophia de Mello Breyner - Recital de Poesia
Bernardo Sassetti (Piano) e Beatriz Batarda (Voz)
Local : Auditório do Centro Cultural de Lagos
Dia: 29 de Março

Porque a obra de Sophia de Mello Breyner é encantadora pela pureza e pela simplicidade dos momentos retratados.
Porque Beatriz Batarda é, para mim, a melhor actriz portuguesa.
Porque Sassetti é um grande compositor e interprete.

" A estrada ia entre campos e ao longe, às vezes, viam-se serras. Era o principio de Setembro e a manhã estendia-se através da terra, vasta de luz e plenitude. Todoas as coisas pareciam acesas. E, dentro do carro que os levava, a mulher disse ao homem: - É o meio da vida".

terça-feira, 11 de março de 2008



Hoje, no meu local de trabalho, encontravam-se uma senhora e um senhor (bem jeitosos por sinal)a medir a altura, a massa corporal e o índice de massa corporal. Lá fomos de forma voluntária por curiosidade conhecer aqueles números que indicam/sugerem o que havemos de fazer com o nosso corpo.
E foi com uma cara de felicidade que ouvi dizer que só preciso de perder 1 Kg, benditas aulas de Pilates que já deixei há 3 meses mas que parece que continuam a produzir efeitos. Benditos 1100 metros de piscina que faço quando posso e benditos 10 km de caminhadas que faço semanalmente.

Conclusão: é tudo uma questão de números.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Nem tudo tem de ter razão aparente

... mas neste caso a razão é mais que aparente.



D: que filme disseste que gostavas de ver?
eu: o Hitman
D: que filme é esse?
eu: não sei bem, acho que é sobre um assassino contratado ou qualquer coisa do género.
D: pensei que não gostasses desses filmes
eu: até gosto, não estão é no topo das minhas prioridades.
D: mas diz lá o que te leva a querer ver o filme, ouviste ou leste alguma sobre?
eu: não, só vi o cartaz
D (olhando para o site onde aparece o cartaz): ... ok ... já percebi... esse dispenso.

domingo, 9 de março de 2008

Restos da luta

sexta-feira, 7 de março de 2008

Coisa mai linda da dona!!!

Parabéns!!!!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Favores em cadeia



Uma vez que isto do ensino está muito mau, resolvi começar a mostrar outros dos meus atributos, para além de ensinar. Assim, nada como uma bela sessão de astrologia paga com uma boa pinga. Quinta da Vedejosa - Douro, 2004.
Temos que nos mimar uns aos outros, é o que é.

terça-feira, 4 de março de 2008

Inimputável

colega: deixa-me ir a esse computador, tenho ai um teste que quero imprimir.
eu: ok
colega [mostrando-me um teste todo riscado]: é que tinha imprimido este e coloquei em cima da mesa, veio de lá a R e começou a escrever e riscá-lo.
eu: e não lhe disseste nada? mas o que se passa com ela?
colega: eu não, coitadita, é uma inimputável.
eu: xiii men, no dia em que alguém disser que sou inimputável e me chame de coitadita, percebo que cheguei ao fim. Obrigada
colega: obrigada? eu é que te agradeço por teres saído do pc.
eu: estás enganado, acabaste de me ajudar a redefinir os meus limites.
colega:...

segunda-feira, 3 de março de 2008

Depois de um demorado teste de personalidade, sai-me isto.

Advanced Global Personality Test Results
Extraversion |||||||||| 36%
Stability |||||||||||||| 60%
Orderliness |||||||||| 36%
Accommodation |||||||||||||| 56%
Interdependence |||||| 23%
Intellectual |||||||||||||||||| 76%
Mystical |||||||||||||||| 70%
Artistic |||||||||||||| 56%
Religious || 10%
Hedonism |||||| 30%
Materialism |||||||||| 36%
Narcissism |||||||||||| 43%
Adventurousness |||||||||||| 50%
Work ethic |||||||||||||| 56%
Self absorbed |||||||||||||||| 63%
Conflict seeking |||||| 23%
Need to dominate |||||| 23%
Romantic |||||||||||| 43%
Avoidant |||||||||||| 50%
Anti-authority |||||||||| 36%
Wealth |||||||||||||||||| 76%
Dependency || 10%
Change averse |||||||||||| 50%
Cautiousness |||||||||||| 50%
Individuality |||||||||||| 50%
Sexuality |||||||||||||||| 70%
Peter pan complex |||||| 30%
Physical security |||||||||||||||||||| 90%
Physical Fitness |||||||||||||||||| 77%
Histrionic |||||| 30%
Paranoia |||||| 30%
Vanity |||||||||||| 50%
Hypersensitivity |||||||||||||||||| 76%
Indie |||||||||||||||||| 78%
Take Free Advanced Global Personality Test
personality test by similarminds.com

Esta hoje não me sai da cabeça



Is it wrong to understand
The fear that dwells inside a man
What's it like to be a loon
I liken it to a balloon

Peculiariadades #7



As decisões que tomo pela manhã, quando estou ainda meio a dormir, costumam ser as mais acertadas.
Já pensei que naquele limbo entre o consciente e o inconsciente será lugar onde melhor me adapto.

sábado, 1 de março de 2008

Uma manhã em grande