segunda-feira, 28 de abril de 2008

Maldito ar condicionado



Já é a segunda faringite, este ano, bolas!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Um dos meus duetos preferidos



Nick Cave & P.J Harvey -Henry Lee
Por vezes o destino é como uma pequena tempestade de areia que não pára de mudar de direcção. Tu mudas de rumo, mas a tempestade de areia vai atrás de ti. Voltas a mudar de direcção, mas a tempestade persegue-te, seguindo no teu encalço. Isto acontece uma vez e outra e outra, como uma espécie de dança maldita com a morte ao amanhecer. Porquê? Porque esta tempestade não é uma coisa que tenha surgido do nada, sem nada que ver contigo. Esta tempestade és tu. Algo que está dentro de ti. Por isso, só te resta deixares-te levar, mergulhar na tempestade, fechando os olhos e tapando os ouvidos para não deixar entrar a areia e, passo a passo, atravessá-la de uma ponta à outra. Aqui não há lugar para o sol nem para a lua; a orientação e a noção de tempo são coisas que não fazem sentido. Existe apenas areia branca e fina, como ossos pulverizados, a rodopiar em direcção ao céu. É uma tempestade de areia assim que deves imaginar.

Haruki Murakami - Kafka à Beira-Mar

domingo, 20 de abril de 2008

Massacre de Columbine


Faz hoje 9 anos sobre o Massacre de Columbine, quando dois alunos do Columbine High School entram pela escola armados e matam 12 alunos, 1 professor e ferem 21 pessoas.
Cenas como esta, na altura, pareciam realidades bem afastadas da nossa. Hoje, não penso assim e apreciando aquilo que me rodeia, acho que estamos a um passo bem curto de situações semelhantes.

Geocaching



Geocaching é um desporto de ar livre que envolve a utilização de um receptor de GPS ("Sistema de Posicionamento Global") para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.

Numa cache tradicional, um geocacher coloca um livro de registos, caneta ou lápis e os pequenos tesouros, num saco à prova de água, e depois anota as coordenadas WGS84 (latitude e longitude) da cache. Estas, em conjunto com outra informação sobre o local do esconderijo, são publicadas na Internet. Os outros geocachers, os descobridores, lêem essa página e, com receptores GPS, procuram-na. Quando o conseguem, registam o achado na mesma página. Os Geocachers são livres de colocar ou retirar objectos da cache, normalmente por troca de coisas de pequeno valor, de modo a haver sempre qualquer recordação para trazer.

Algumas caches contêm o que se chama de "travel bugs" ou "Geocoins" - objectos que se deverão mover de cache em cache, e cujos percursos são registados online.

Uma das características que diferencia o geocaching de outras actividades é o esforço feito no sentido de preservar a natureza e criar consciência ambientalista. Para tal, é normalmente pedido aos utilizadores que removam algum lixo das áreas onde praticam geocaching ("Cache In, Trash Out" - CITO) e que deixem as áreas visitadas iguais ou em melhor estado que as encontraram ("Leave No Trace", "Take Nothing But Photos, Leave Nothing But Footsteps").

in Wikipédia

Esta é actividade que pratico sempre que posso. É deveras uma actividade muito interessante que alia muitas actividades como a caminhada, a observação da natureza, a descoberta, a aventura, o imprevisto, o raciocínio.
E isto tudo faz com seja a minha actividade de eleição.
Existem caches espalhadas por todo o mundo e muitas bem perto de nossa casa.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

A culpa é do Benfica

Professora(ao telefone): boa tarde,estou a falar com a D. C?
D.C.: sim professora, diga.
Professora: É para lhe dizer que o seu filho foi suspenso preventivamente, por isso, enquanto não for instaurado o processo disciplinar, não pode vir à escola.
D.C: pois ele disse-me... parece que andou a chamar nomes às funcionários e professores.
Professora: não só, foi bastante violento com colegas e bateu nalguns miúdos que ficaram mal tratados.
D.C: já não sei o que lhe faça, ontem também me chamou muitos nomes, depois, ainda por cima o Benfica perdeu... aquilo foi pontapés e palavrões por tudo o que tinha à frente.
Professora: ... então, na próxima semana ligo-lhe para ouvir a senhora e o seu filho no processo para que depois seja analisada a situação e aplicada a pena.
D.C: está bem, professora, mais vale que ele não vá mais à escola,
Professora: Não, ele tem que vir à escola, está dentro da escolaridade obrigatória. então boa tarde e até prá semana.

domingo, 13 de abril de 2008

Soap&Skin



"Diante do piano de cauda, Anja Plaschg, ou Soap&Skin, mal ousa dirigir-se ao público. Este sustém a respiração, para não perturbar a jovem de cabeleira negra.
Com peças sombrias que aliam cravo, voz e electrónica, é um fenómeno mediático.
Tem 17 anos e um único álbum, mas a impressa chama-lhe menina-prodígio.
A virtuosa mantém o sangue frio. Em palco, a sua silhueta de miúda, vestida de negro, cativa o público mal abre a boca para murmurar ou gritar canções tenebrosas. ao uivar como um cão, rugir ou mastigar as palavras, faz pouco dos ideais de beleza."
in Courrier Internacional

Aqui, é possível ouvir o seu impressionante trabalho.

sábado, 12 de abril de 2008

Gostava de ler o livro e/ou ver o filme

Um fim-de-semana a trabalhar

sexta-feira, 11 de abril de 2008

5 defeitos (ou mais)

Aqui vai a resposta ao desafio da rv, os meus defeitos:

- Muito preguiçosa, faço tudo em cima da hora (estou a piorar);

- Obsessiva, quando meto uma coisa na cabeça, tudo o resto fica para segundo plano. Claro que não estou a falar de tarefas (estou a melhorar).

- Pouco tolerante, gosto de fazer as coisas à minha maneira e não gosto muito de ser contrariada, sobretudo em coisas que me dizem respeito. Naquilo que aos outros diz respeito, não me meto (estou a piorar).

- Adepta de teorias da conspiração, encontro sempre segundos sentidos naquilo que me dizem e, por vezes, levo a remoer uns tempos (estou a melhorar).

- Não sei falar de mim, sou muito fechada. Infelizmente já tem acontecido falar um pouco sobre mim a pessoas que mal conheço. A quem gosto, mal falo, só a saca-rolhas (estou a melhorar).

- Não consigo ter a casa arrumada, mas está limpa.

- Não consigo planear nada com muita antecedência, fico em pânico se tiver que o fazer. Fico muito desconfortável se tiver a agenda preenchida. Preciso de saber que tenho tempo para mim, muito.

Chega, senão ainda me dou mal.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Resposta a um desafio

Nestes últimos dois dias, desafiaram-me por duas vezes, num post teria que colocar 5 defeitos e noutro, 5 livros que me tenham marcado nesta já longa vida.
Vou começar pelo segundo por ser mais fácil e porque assim sempre vou empatando o revelar dos meus terríveis defeitos.

Os 5 livros que me marcaram ( não são 5, são mais e colocados por uma ordem aleatória):

- Se isto é um Homem - Primo Levi;
- Platero e eu - Juan Ramón Jimémez;
- Cem anos de Solidão - Gabriel Garcia Márquez;
- Meu pé de Laranja Lima - José Mauro Vasconcelos;
- Rendez-vous com RAMA - Arthur C. Clarke;
- O Caso de Charles Dexter Ward - H.P. Lovecraft;
- Memória de Adriano - Marguerite Yourcenar;
- A paixão segundo G.H. - Clarice Lispector;
- O arranca corações - Boris Vian.

E há uns autores cujas obras faço questão de acompanhar: Amelie Nothomb, Herman Hesse, Albert Camus, Luis Alfredo Garcia-Roza, Patricia Highsmith, Ray Bradbury, Virgina Wolf, JRR Tolkien, Alessandro Baricco e Paul Auster.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

My Blueberry Nights



Desta vez Wong Kar Wai resolve filmar nos Estados Unidos, com actores que falam a língua inglesa. Vários realizadores não americanos com filmografia bastante característica já tinham tentado a incursão por terras americanas e a maioria deu-se mal. Nesta caso, Wong Kar Wai ao tentar migrar o seu cunho pessoal para realidade americano não me pareceu totalmente bem sucedido. O filme tem três localizações, Manhattan, Memphis e Las Vegas percorridas por uma personagem que, tal como a maioria no Universo de Wong Kar Wai, procura a consciencialização do seu destino de uma forma tão intensa como se de uma busca de identidade se tratasse, usando o tempo como se este fosse um bem inesgotável. Também aqui a interacção entre personagens é feita através de melancólicas partilhas.
A cinematografia é característica com o uso das luzes néon, as cores desfocadas, saturadas e imagens distorcidas. E neste caso, para cada ambiente uma cor dominante. Preto fluorescente para Nova York, vermelhos e castanhos para Memphis e o dourado para Nevada.
Então, o que falha?
Norah Jones não é uma boa actriz. Não se sente a química entre a sua personagem e a personagem interpretada por Jude Law. Os filmes de Wong Kar Wai vivem bastante da química entre as personagens. O segmento de Las Vegas tem a excelente Natalie Portman que não só tem uma actuação muito boa como também consegue tirar alguma coisa de Norah Jones.
O argumento é outro problema, quando um realizador que costuma filmar, praticamente, sem guião opta por um guião mais dirigido e espartilhado, a probabilidade de não vir a conseguir os mesmos resultados é muito grande. Neste caso, ao contrário dos seus outros filmes em que os silêncios são ricos de significado, há demasiados diálogos e demasiadas explicações para coisas que já são evidentes (típico do cinema americano.
Quando se muda de director de fotografia e se pretende manter a mesma imagem, também pode não resultar muito bem. Christopher Doyle compunha luz e cor numa obra de arte, aqui Darius Khondji limita-se a colar-se à estética de Doyle e nalguns casos é muito bem sucedido.
Mais uma vez, a banda sonora tem um papel muito importante, também neste filme, com grandes músicas de Norah Jones, Cat Power, Ry Cooder, Cassandra Wilson, Otis Redding e outros.
Mas o filme é assim tão mau? Nada disso, é um filme que não se deve perder, mas quando se admira bastante a obra de um realizador, qualquer qualquer opção menos conseguída, pode ser considerada uma traição e consequentemente uma desilusão.

Nota: Consegue-se encontrar imensas referências a outros filmes do realizador, há frames que são quase tiradas directamente de Disponível para amar.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Que belas t-shirts para encomendar




Disponíveis aqui.

Interpretações que ficam para a história


Blanche DuBois: But some things are not forgivable. Deliberate cruelty is not forgivable! It is the one unforgivable thing, in my opinion, and the one thing of which I have never, never been guilty.
...
Stanley Kowalski: She moved to the hotel called Flamingo which is a second class hotel that has the advantages of not interfering with the private and social life of the personalities there. Now the Flamingo is used to all kinds of goings-on. But even the management of the Flamingo was impressed by Dame Blanche. And in fact, they were so impressed that they requested her to turn in her room-key for permanently. And this, this happened a couple of weeks before she showed here... The trouble with Dame Blanche was that she couldn't put on her act any more in Oriel because they got wised up. And after two or three dates, they quit and then she goes on to another one, the same old line, the same old act, and the same old hooey. And as time went by, she became the town character, regarded not just as different but downright loco and nuts. She didn't re. sign temporarily because of her nerves. She was kicked out before the spring term ended. And I hate to tell you the reason that step was taken. A seventeen-year-old kid she got mixed up with - and the boy's dad learned about it and he got in touch with the high-school superintendent. And there was practically a town ordinance passed against her.


A Streetcar Named Desire - Elia Kazan

domingo, 6 de abril de 2008

Segredo

Esta noite morri muitas vezes, à espera
de um sonho que viesse de repente
e às escuras dançasse com a minha alma,
enquanto fosses tu a conduzir
o seu ritmo assombrado nas trevas do corpo,
toda a espiral das horas que se erguessem
no poço dos sentidos. Quem és tu,
promessa imaginária que me ensina
a decifrar as intenções do vento,
a música da chuva nas janelas
sob o frio de fevereiro? O amor
ofereceu-me o teu rosto absoluto,
projectou os teus olhos no meu céu
e segreda-me agora uma palavra:
o teu nome - essa última fala da última
estrela quase a morrer
pouco a pouco embebida no meu próprio sangue
e o meu sangue à procura do teu coração.

Fernado Pinto do Amaral

Cá por casa, esta música não para...



...graças à eo, que partilhou.

sábado, 5 de abril de 2008

Jeremy: It's like these pies and cakes
At the end of every night
the cheesecake and the apple pie
are always completely gone
The peach cobbler
and the chocolate mousse cake
are nearly finished
But there's always a whole blueberry pie
left untouched

Elizabeth: So what's wrong with the blueberry pie?


Jeremy: There's nothing's wrong with the blueberry pie
It's just people make other choices
You can't blame the blueberry pie
It's just no one wants it


Elizabeth: Wait!
I want a piece


Jeremy: With ice cream?

My Blueberry nights - Kar Wai Wong

Já chegaram



Vi-os pela primeira vez este ano. São Abelharucos, aves lindíssimas que chegam por estas alturas ao sul da Europa para nidificar. Este ano gostava de os conseguir fotografar, o que não é fácil pois são muito nervosos e assustam-se com facilidade. Têm um vôo muito peculiar pois parecem papagaios de papel, esticam completamente as asas. Nidifica em buracos de ribanceiras arenosas e faz vários buracos mas só num deposita os seus ovos.
Quando caminhamos por estradas ou caminhos no campo, se nas ribanceiras estiverem uns buracos redondos com cerca de 7 cm de diâmetro, então é quase certo que existem Abelharucos por perto. Esta fácil acessibilidade dos seus ninhos faz com que muitos sejam destruídos por pessoas somente dispostas a tirar prazer na destruição.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

A papar produtos do estado



No meu local de trabalho existe um abacateiro enorme e ninguém parece ligar muito aos seus frutos. Eu, às vezes, trago alguns para casa mas sempre com a sensação que estou a papar produtos da propriedade do estado. Rapidamente convenço o pensamento com a ideia que aquela atitude fica pelas vezes que os estado papa os meus produtos e paga-mos muito mal.

Nota: O abacate proporciona a quem o consome nutrição para o corpo e muita saúde. É excelente para problemas de estômago, prisão de ventre, flatulências, abcessos estomacais, reumatismo,gota, afecções dos rins,do fígado e da pele.