sábado, 5 de abril de 2008

Já chegaram



Vi-os pela primeira vez este ano. São Abelharucos, aves lindíssimas que chegam por estas alturas ao sul da Europa para nidificar. Este ano gostava de os conseguir fotografar, o que não é fácil pois são muito nervosos e assustam-se com facilidade. Têm um vôo muito peculiar pois parecem papagaios de papel, esticam completamente as asas. Nidifica em buracos de ribanceiras arenosas e faz vários buracos mas só num deposita os seus ovos.
Quando caminhamos por estradas ou caminhos no campo, se nas ribanceiras estiverem uns buracos redondos com cerca de 7 cm de diâmetro, então é quase certo que existem Abelharucos por perto. Esta fácil acessibilidade dos seus ninhos faz com que muitos sejam destruídos por pessoas somente dispostas a tirar prazer na destruição.

3 comentários:

Eo disse...

Por falar em voos peculiares, o que me consegue causar mais estranheza é o voo dos flamingos, parecem enormes paus de vassoura com asas cor-de-rosa! Mas ver um bando deles a voar por cima de mim é mesmo algo belo. :)

serotonina disse...

eo: é deveras fantástico ver bandos de flamingos a voar. Só vi uma vez e foi de noite, e só reconheci por causa dos tais paus de vassoura muito direitos e sem oscilação.
Hoje vi 6 abelharucos num fio de telefone, já sei como os vou fotografar, vou esconder-me numa árvore e esperar até que voltem a pousar. talvez seja melhor levar um lanche :-)

rv disse...

e bonitos q são