domingo, 4 de maio de 2008

4 Months, 3 Weeks and 2 Days



Tinhas razão jorge a, adorei o filme.
Neste filme de Cristian Mungiu, uma jovem decide ajudar a amiga a fazer um aborto, isto na Roménia de 1987, onde a opressão comunista era bem sentida.
A câmara segue Otilia (Anamaria Marinca)a amiga que faz tudo para ajudar Gabita (Laura Vasiliu) com a planos ora lentos ora rápidos, não do acordo com a intensidade emocional mas simplesmente de acordo com os movimentos de Otília. Grande parte das cenas mais "fortes" são filmadas com planos fixos.
Uma interpretação maravilhosa que Anamaria Marinca, espero vê-la em mais filmes. Uma amizade e devoção que já não nos habituamos a ver tão bem representada.
Feliz por saber que de leste ainda chegam estes filmes tão bons.

6 comentários:

GRAFIS disse...

não vi, mas parece-me interessante. não sei se andará por um circuito muito "comercial". será que se encontra nos clubes de video? vou verificar.

Anónimo disse...

"Feliz por saber que de leste ainda chegam estes filmes tão bons."

Eles no leste estão a conseguir aproveitar a sua história recente de não boa memória para criar histórias humanas interessantes. Já viste o "The Lives of Others"? Bem sei que o filme é alemão, e por isso não propriamente de "leste", mas baseia-se no período da RDA e também é muito bom.

rv disse...

e o q este ano ganhou melhor filme estrangeiro passado na época nazi na alemanhã tb me parece q é alemão, estou aliás mt curiosa,tens outros como por exemplo o "luna papa" e dp há sempre os do Kusturica

serotonina disse...

grafis: acho que vais encontrar, sim.

jorge a: já vi sim, e adorei. está aqui http://sinapses-axodendriticas.blogspot.com/2008/03/das-leben-der-anderen.html
obrigada

rv: já vi esses todos. obrigada. sou grande fã de kusturica.

Anónimo disse...

"já vi sim, e adorei. está aqui http://sinapses-axodendriticas.blogspot.com/2008/03/das-leben-der-anderen.html"

He...he... sorry. Acho que até foi a leitura do teu post que me despertou o interesse para ver o filme. Já é tanto blogue junto que consulto, às páginas tantas já não sei onde li, nem quem escreveu o que li.

"e o q este ano ganhou melhor filme estrangeiro passado na época nazi na alemanhã tb me parece q é alemão"

rv, sem aposta, mesmo porque para isso ia antes consultar o imdb e tirava logo as dúvidas, mas o filme é austriaco e o seu nome: Os Falsificadores.

neva disse...

epá já vi, mas custou-me um pouco ver é um pouco forte. e depois de já ter ido a um pais do peste custou-me um pouco mais ver o filme porque me recordou do que lá vi