quinta-feira, 10 de julho de 2008

Papel dos neurotransmissores numa relação



1 - Luxúria (pulsão sexual)

. Ferormonas - "faro que motiva a escolha"

. Testosterona e Estrogénio - activam o instinto sexual


2 - Envolvimento (sedução/sexo)

. Dopamina - gera euforia e desejo

. Norepinefrina - aumenta a pulsação e a sudação

. Serotonina - produz sensação de prazer e excitação

. Endorfinas - criam bem estar


3 - Compromisso (pós-sexo)

. Oxitocina - responsável pelo envolvimento mãe-filho e pela fidelidade

. Vasopressina - confere sentimentos de união

. Endorfinas

6 comentários:

Unknown disse...

Ah pois, eu tive de estudar isso para um exame este semestre :)

rv disse...

olha aqui está honestamente falando um post mt interessante, olha q p mim a Oxitocina tem-me sido complicada de equilibrar p grande desânimo familiar, m como se diz "n se pode ter td"!

:)

Maria Papoila disse...

Serotonina...parece-me bem!

NAFTAMOR // Melhoral disse...

Eu sabia que os meus neurotransmissores não funcionavam bem, agora a causa essa tenho de investigar.
Gostei do "post".

Sheena disse...

UAU! Jura?

serotonina disse...

@arco: isto é uma matéria bem interessante!

rv: eu é mais outro neurotransmissor que tenho em carência.

maria: :)

naftamor: há sempre desequilíbrios!

sheena: juro, jurinho!