segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

The Woodsman


Woodsman é um filme de Nicole Kassell muito bem interpretado por Kevin Bacon, que faz de Walter um pedófilo que foi condenado a 12 anos de prisão por ter molestado uma criança de 12 anos e que neste momento encontra-se em liberdade condicional. Walter volta para a sua terra natal procurando uma nova vida, mas tentando fugir aos seus demónios. Encontra um emprego onde tenta passar despercebido (apesar do patrão saber do seu registo criminal), só o seu cunhado o contacta , toda a sua família o repudia.
A única casa que consegue alugar está localizada mesmo em frente a uma escola básica. Ocasionalmente é visitado por um policia que faz questão de lhe mostrar que anda a vigiá-lo e que despreza as suas atitudes. E regularmente visita um psicólogo que o leva a escrever um diário.
O argumento e as personagens estão muito bem desenvolvidas, é bastante evidente a luta interior que a personagem principal estabelece contra as forças que se lhe vão deparando pelo caminho. A sua dor é palpável, uma luta interior gigantesca tão bem interpretada por Bacon.
Este filme pretende que nos coloquemos ao lado de Walter, não pede que o julguemos mas sim que acompanhemos a sua angustia. E esta sua pretensão é conseguída.
(spoiler) Uma das melhores cenas é aquela em que Walter ao aperceber-se que um pedófilo vigia a escola, em frente a sua casa, e leva um miúdo para o carro, saí de casa e esmurra brutalmente o homem, como se estivesse a esmurrar-se a si mesmo.

Walter: [Repeated line] When will I be normal?

3 comentários:

Anónimo disse...

ja estive com ele na mao tantas vezes. Mas confundia-o com um outro que Bacon interpreta um prisioneiro em alcatraz... Agora sendo assim já sei qual trago na próxima visita ao cine clube.
Obrigada

serotonina disse...

alguem: leva leva, vais gostar.

Anónimo disse...

gostei ;)