quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Charlie Wilson's War



Fui ver o filme por três razões: Mike Nichols, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman. E as três razões foram mais que suficientes para passar uns bons momentos, após um dia de trabalho, bem recheado de emoções.
O filme mostra como foram feitas as negociações de bastidores que levaram à saída dos russos do Afeganistão e assim o final da guerra fria. Por vezes esquecem-mo-nos que se trata de Mike Nichols o realizador, excepto nos excelente diálogos entre Charlie Wilson (Tom Hanks) e Joanne Herring (Julia Roberts).
É sem dúvida um filme educativo, onde se percebe como funcionam os jogos de poder nos bastidores do congresso americano e sobretudo como a nação árabe se organiza colocando de lado rivalidades de muitos anos para obter um objectivo, nem que seja para pagar um favor aos americanos.
Percebe-se também como é tão fácil acontecerem derrapagens orçamentais e como o dinheiro "makes the world go around".
Percebe-se como os americanos usam e deitam fora os países até conseguírem o que querem esquecendo-se das possíveis consequências (9/11).
Bem filmado, planos bem conseguidos mas nada de extraordinário e uma banda sonora fantástica ou não estivéssemos nos final dos anos 80.
A grande Roberts que por a acaso tem mais 18 dias de idade que eu, aparece de fato de banho com um corpinho muito jeitoso.
O melhor do filme, Tom Hanks, a actuação e a personagem.

7 comentários:

A + disse...

tenho que ir ver a Roberts e o seu fato-de-banho :D

Anónimo disse...

As quarentonas é que sao boas ehehehe
Então diz-me lá numa escala de 0 a 10 o filme é o quê? Um sete?
beijos coisa boa e lindinha e quarentona ;)

Lilith disse...

Foste nomeada!
passa no meu blog.
beijos gds

Eo disse...

Fui ver ao cinema sem saber nada da história e fiquei agradavelmente surpreendida. A meio do filme comecei a ter uma sensação de esperança no sistema político americano, desde que as pessoas certas estejam no sítio certo, nesse sentido estranhamente fez-me lembrar a série The West Wing. Depois mais tarde fui investigar e não era que o argumentista do filme era o criador da série! Enfim...

E o filme também dá para rir um pouco. :)

serotonina disse...

a+: enganei-me é em biquini ;-)

alguém: sua marota! sim, um sete.

lilith: obrigada, amiga.

eo:também fui ver sem saber o que tratava. Há realizadores e argumentistas que têm um cunho, muito próprio. dá para rir bastante. Soltei um sonora gargalhada quando o Tom sugere à Julia que seria bom que não ficassem só por um orgasmo, e ela responde-lhe "só um? mas você não percebeu?" :-)

A + disse...

pois, eu sei, agora sei, é em biquini... ela nunca me enganou, sempre que a vi vestida nunca me deixei enganar ;)

Anónimo disse...

olá*vi o filme em dvix com umas legendas maradas num portunhol muito estranho. confesso que me escaparam agumas coisas, mas pelo que li deste teu texto parece que fiquei com o essencial. concordo plenamente contigo: é um filme q se vê bem, não sendo nada de extraordinário. só acho q a magnifica julia está demasiado cadavérica. :D
o nagels in america do mesmo realizador: esse sim, algo de extraordinário!
veijinhos e boa semana
inês subtil*
www.alexandriaxxi.blogspot.com
www