sábado, 13 de outubro de 2007

Zodiac



Zodiac é um filme baseado em ficheiros de policia e no livro de Robert Graysmith sobre em serial-killer dos anos 60 e 70 que fez diversas vitimas na zona de São Francisco. É um excelente filme de David Fincher que é um especialista em thriller. Apesar da sensação crescente de um enorme puzzle que nunca irá ser desvendado, há uma grande preocupação com o rigor dos factos, talvez seja essa a razão pela qual o filme é tão longo (158 minutos). Desta vez, o realizador filme numa cidade que é extremamente apetecível a nível artístico e recria uma época riquíssima em ícones (interessante a referência a Darty Harry). Sai-se muito bem usando os tons amarelo/castanho e cinzas que contrastam com as sombras (talvez tenha sido usado o digital grading).
Foi o primeiro filme de Hollywood filmado, na sua totalidade, em Viper system (que lhe permitiu a utilização de menos luz), sistema já usado, de forma parcial, no "Collateral" de Michael Mann (lembram-se da sensação de visão nocturna?).
Fincher sempre nos habitou a fantásticas caracterizações dos caçadores de assassinos, faz uma excelente gestão da frustração e da ansiedade e neste caso da obsessão que se apodera, por completo, das vidas dos diferentes intervenientes.
Muito boas interpretações(Jack Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr).
Uma banda sonora bem rica como seria de esperar num filme desta época (como exemplos lembro-me de Soul Sacrifice de Santana, Rose Garden - Lynn Anderson, Inner City Blues (Make Me Wanna Holler) - Marvin Gaye e Solar - Miles Davis).



Nota: Fico a pensar como seria se este Fincher adaptasse os vários Hannibal de Thomas Harris.

Sem comentários: