segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Libélulas


Nestes últimos dias tem sido possível observar, cá pelo Algarve, grande quantidade destes insectos. Uma vez que são bons bioindicadores (muito sensíveis a mudanças ambientais), prevê-se mudanças nos factores abióticos. Por outro lado, e como se nota, o tempo está muito quente e muito húmido, propicio ao desenvolvimento de mosquitos, o alimento das Líbelulas. Então, das duas uma, ou o aumento da população se deve às mudanças climatéricas que aí podem vir (até podem ser grandes tempestades - o que não será de estranhar devido às altas pressões atmosféricas) ou então a simples validação da correlação positiva - aumento de alimento => crescimento da espécie.

É que eu nem quero pensar que, esta espécie que existe há 300 milhões de anos, e que teve hipótese de experimentar, ao longa da sua evolução, todos os rituais de acasalamento possíveis, nos vem agora "dizer" que o melhor e mais eficaz é aquele que utiliza. Ou seja, o macho simplesmente assedia a fêmea e os conflitos sexuais são tremendos. Os machos competem entre si, tentando separar outros machos das fêmeas dando safanões, pancadas e até mordidelas na base das asas de quem , de quem ... das fêmeas. Isto para não falar daqueles que, assim que vêem uma fêmea a pôr ovos num meio aquático, saltam-lhes para cima e muitas vezes a fêmea morre afogada.

Eu sempre disse que, com a forma como o Homem destrói os ecossistemas, nos não vamos ser a última espécie na Terra, os Insectos vão dominar isto tudo.
E é muito bem feita!

2 comentários:

Marteleira disse...

"então a simples a validação da correlação positiva"

já alguma vez te disse que escreves coisas muito lindas? lol

neva disse...

na realidade basta observar um pouco a natureza para vermos autenticas maravilhas, eu cá acho que por mais que o homem possa inventar ou construir nuca irá superar ou chegar perto da beleza da natureza.