terça-feira, 2 de outubro de 2007

hupu-hupu-hupu



Parece-me que este ano a comunidade de Poupas (Upupa epops) aumentou, isso ou ando mais pelo campo. Uma das aves mais belas que se pode observar pelos campos, embora eu ache que está no 4º lugar na beleza. Para mim em 1º lugar estão os Abelharucos, em 2º os Papa-figos e em 3º as Pegas-azuis também conhecidas por Charnecos. O nome científico é uma onomatopeia pois os machos costumam cantar: hupu-hupu-hupu... hupu-hupu-hupu.
A grande maioria das poupas europeias migram no Inverno para África, mas no Algarve a população é sedentária e os casais mantêm-se unidos ano após ano.
As poupas costumam fazer os ninhos nos buracos das árvores e estes costuma deitar um cheiro horrível que pode levar a pensar que estes animais têm uns ninhos muito sujos. Nada disso, simplesmente as fêmeas quando sentem o ninho ameaçado, segregam um líquido de uma glândula que tem como função afastar predadores.

Curiosidade: Os colunistas das revistas côr-de-rosa têm tendência de chamar a estas belas aves, pica-paus. Enfim!

7 comentários:

neva disse...

então e quando vamos observar as aves?????

serotonina disse...

às raras vejo-as todos os dias aos montes. Quanto às outras, temos que combinar. Eh! Eh!

osbandalhos disse...

Um exemplo, os casais de poupas. Já nos humanos, a fêmea, e não precisa de sentir o ninho ameaçado, segrega uma verborreia que afasta predadores e presas.

Curiosidade minha: as pegas-azuis em 3º foi inspiração no FCPorto?

:)) Parabéns pelo fantástico vôo e pela defesa, justíssima, dos pica-paus, vítimas indefesas de revistas indutoras de vómito.

Anónimo disse...

Por estas e por outras é que gosto de vir aqui. Sempre a aprender
Besos
DV

Maria Papoila disse...

Olha se a moda pega... a do cheirinho!

Eo disse...

Temos ornitóloga! :)

serotonina disse...

neva: deixa-as pousar! lol

osbandalhos: verborreia, sem dúvida! quanto ao fcp, nada disso, sou lampiã!

dv: eu aprendo muito mais contigo.

maria: não pega, não. são preciso muito anos de evolução para uma coisa destas pegar. e depois, cada vez mais há tolerância ao cheiro, por isso, não pegará.

eo: temos uma curiosa, uma birdwatch!