sábado, 21 de junho de 2008

E é inútil procurar encurtar o caminho e querer começar, já sabendo que a voz diz pouco, já começando por ser despessoal. Pois existe a trajectória, e a trajectória não é apenas um modo de ir. A trajectória somos nós mesmos. Em matéria de viver, nunca se pode chegar antes. A via-crucis não é um descaminho, é a passagem única, não se chega senão através dela e com ela. A insistência é o nosso esforço, a desistência o prémio. A este só se chega quando se experimentou o poder de construir, e , apesar do gosto de poder, prefere-se a desistência. A desistência tem que ser uma escolha. Desistir é a escolha mais sagrada de uma vida. Desistir é o verdadeiro instante humano. E só esta é a glória própria da minha condição.
A desistência é uma revelação.


In A Paixão segundo G.H. - Clarice Lispector

5 comentários:

rv disse...

pois... vindo desta senhora n se poderia esperar pior!
percebo-o mt bem, mt bem mm...

vai uma superbock com tremoços p aguçar o tema do post?

:)

rv disse...

hum... pelo q toca aqui em casa hoje... já percebi que é dia de casulo portanto não vai haver tremoços,

bjos e sol

GRAFIS disse...

em matéria de viver não se pode chegar depois. há sempre o momento certo para chegar, e acho que para partir, sendo que chegar é um ir chegando, partir é… o ir partindo...
entre estes dois estados há o ficar, mas as fronteiras entre estes estados são muito ténues e frágeis, ou não, e mantermo-nos entre estas fronteiras é a verdadeira revelação da vida.
e por vezes a desistência é itso mesmo, é o ultrapassar do momento da chegada, nunca ter espaço para ficar, mas não entendo a desistência como um prémio de esforço da insistência.
é antes essa escolha sagrada que nos há-de fazer perpetuar a vida para chegar a outro lado onde pertencer.
mas hoje não é um bom dia. o sol deve ter-me dado cabo da cabeça e a desidratação, geralmente, além do mau feitio, traz-me alucinações.
...devo estar a alucinar...

serotonina disse...

rv: vai uma super bock bem fresca. Os tremoços são lixados, começa-se e não se consegue parar. E depois, por consequência, começa a acontecer o mesmo com cerveja :)
Obrigada, beijos

grafis: não estás a alucinar nada. Faz todo o sentido. :)
beijos

Maria Papoila disse...

Desistir não, insistir sim.