segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Peculiaridades #6

Tenho dificuldade em lidar com pessoas que não conseguem parar para olhar para si, para dentro. Pessoas que fogem dos momentos tranquilos, que necessitam de actividades, de preferência fora de casa, que lhes gastem muitas calorias. Das duas uma, ou são frenéticas (adoro esta palavra) ou não param para olhar o seu interior, fugindo constantemente de um problema ou decisão. Quando se consegue passar uma tarde ou manhã em casa, lendo um livro, ouvindo uma música, fechando os olhos, vendo um filme e parando para pensar, é meio caminho andado para a sanidade mental. Não estou dizendo que sou mentalmente sã, mas isso é outro assunto que posso, mais tarde, tentar explicar. Resta-me abençoar aqueles poucos fins de semana que passo com tranquilidade (esta faz-me lembrar o Paulo Bento) e serenidade (bolas, esta faz-me lembrar os argidos do processo casa Pia), no meu cantinho.

19 comentários:

aNa disse...

na mouche, minha querida.
e ao que me vai parecendo, até acho que és mentalmente muito sã!
coisa que vai rareando ;)

GRAFIS disse...

mas tb há quem consiga olhar para dentro de si no meio dessa "freneticidade" e há outros para quem o ritmo frenético é essencial ao equilíbrio e serenidade mental. Se pararem, aí, é que se vai a sanidade toda.

A + disse...

serotonina, qual é a tua profissão? :)

A + disse...

e esqueci-me de dizer... quando apresentas "Life goes easy on me. Most of the time.", dizes o quase-tudo :)

serotonina disse...

ana: mas nem tudo o que parece é ;-)

grafis:e por que é que a sanidade se vai? porque não gostam do que vêem e precisam de se manter ocupados para não pensarem mais ou então porque não têm solução para o que encontram dentro de si. Há pessoas que aparentemente são frenéticas mas que depois conseguem sossegar e há aquelas que parecem que vivem numa eterna inquietação, sem capacidade de gerir as suas emoções.

a +:professora, essa frase, ultimamente, não é a mais adequada mas não nego que têm sido sempre assim, e o "most of the time" não é o mesmo que always.

GRAFIS disse...

pq a felicidade de algumas pessoas depende da realização, do desafio, da conquista, do ritmo com que se ultrapassam os desafios e se atingem objectivos.
Já a inquietação é outra coisa diferente.

Anónimo disse...

Olá, todos nós temos um ritmo próprio. Cada um tenta encontrar a paz de espirito a sua maneira. O problema é quando nos enganamos a nós próprios e procuramos nos outros aquilo que devemos procurar em nós próprios.
DV

Anónimo disse...

grafis: mas se uma pessoa necessita de se testar constantemente através de desafios e conquistas é porque não conhece as suas verdadeiras capacidades, porque não conhece os seus limites. Mas compreendo que haja quem necessite de ultrapassar desafios e que traçe com frequência objectivos. Mas refiro-me particularmente àqueles que somente precisam de passar o tempo com actividades e companhia e cujos desafios e objectivos que traçam estão bem distantes dos pessoais.

Anónimo disse...

diaba:exactamente, eu refiro-me a pessoas que não vivem a sua vida, com os meios que têm e procuram fugir de sim mesmas através de diversões e companhias que as façam esquecer a sua vida pessoal.

A + disse...

professora, eu sabia... :)

Anónimo disse...

a+: lol, já agora sabia como?

A + disse...

pelo discurso, pela forma como coloca todas as questões, pela forma como aborda os temas... não sei, é uma coisa.... sabe, foram muitos anos ao lado de uma ;)

Silver disse...

Oh serotonina, e isso é uma peculiaridade? bem, calhando, (gosto de "calhando") é. Mais não digo, bjiiiinhes :)

Nina disse...

eu por outro lado rogo que isto abrande, que eu consiga um momento de sossego e calmaria em casa, mas está difícil. Pode ser que em breve...

aNa disse...

serotonina, my dear
é verdade, que nem sempre, o que parece é.
não neste caso obviamente, que eu recuso-me a estar errada. por uma série de razões que tenho vindo a detectar. ;)
olha, mandei-te um mail ontem. vais perceber melhor o comentário.

osbandalhos disse...

´Mente sã em corpo são' Nada mais ridículo e falso quando a ideia de sanidade é a assumida ideia de pureza.

osbandalhos disse...

serotonina disse:
...Mas compreendo que haja quem necessite de ultrapassar desafios e que traçe com frequência objectivos.

traÇe ???? A senhora é professora?
Como é que se pode ter sanidade mental açim?

serotonina disse...

os bandalhos: só encontraste esse erro? então também estamos mal... não viste lá em cima, no corpo do post que em vez de arguidos está argidos?
mas quem é que disse que eu tenho alguma sanidade mental? Não percebo...

Serena disse...

Essa observação voltada para dentro, esses momentos de recolhimento são excelentes e o ideal seria que ocorresse com bastante frequência, várias vezes ao dia. Explicando: até num trânsito maluco, é possível ouvir um cd com Bach e criar um ambiente propício no carro e dentro da mente. Acho estranhíssimo quem é frenético; a impressão que me dá é a de que vive fugindo de si mesmo. Naturalmente que não me refiro aqui àquelas pessoas ocupadíssimas que mesmo administrando bem o tempo nada lhes sobra, tal a quantidade de tarefas (fora ou em casa). Estou conhecendo o seu blog e apreciando seus textos, cenas do cotidiano, seus filmes, tudo muito interessante. Um abraço.