quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ne le dis à personne



Filme de Guillaume Canet, que retrata a vida de Alex (François Cluzet), um pediatra que perdeu a mulher quando ambos se banhavam na águas de um lago, durante a noite. A mulher supostamente é agredida e morta, ele é agredido e acorda três dias depois, ainda a tempo de ir ao funeral da mulher.
Oito anos depois, Alex vive ainda com o fantasma da morte da mulher e todos os anos, na data do aniversário dela, reúne-se com os sogros num ambiente constrangedor.
Com o aparecimento de uns corpos junto ao lago, é reaberto o processo e Alex, mais uma vez vê-se envolvido com os pormenores da noite que o marcou para sempre.
Quando Alex recebe um mail, com a gravação de uma câmara exterior onde é possível ver a sua mulher, os pesadelos aumentam e os acontecimentos sucedem-se a grande velocidade, a policia cada vez mais, acredita na culpabilidade dele e acontecem crimes, à sua volta, que o envolvem. Nesta saga arranja dois aliados de peso, a sua cunhada (Kristin Scott Thomas), companheira da irmã, e Bruno (Gilles Lellouche) um marginal a quem Alex ajudou na doença do filho.
É um filme bem estruturado e que prende do inicio ao fim, com algumas reviravoltas interessantes mas talvez, com explicações exageradas, nalguns casos menospreza o espectador. Tem pormenores de realização muito interessantes, como aquele em que são sobrepostas as imagens do casamento com as do funeral, para kitsch mas não é.
A grande surpresa é a banda sonora muito pouco ao hábito do cinema francês.

Sem comentários: