terça-feira, 24 de julho de 2007

Death Proof - Tarantino



Grindhouse: Death Proof, um projecto de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino que pretendiam homenagear o fenómeno Grindhouse (termo norte-americano que se refere a salas de espectáculos que a partir dos anos 60, exibiam em sessão dupla os chamados exploitation films). Foram feitos dois filmes, contudo em termos exibicionais só o Death Proof teve honras de lançamento.

Este segmento, de Tarantino trata da uma história dividida em duas partes. Na primeira, passado no Texas, Arlene (Vanessa Ferlito), Shanna ( Jordan Ladd) e Jungle Julie (Sydney Tamiica Poitier) juntam-se num bar com o objectivo de se divertirem, nesse local encontra-se Stuntman Mike (Kurt Russel), um psicopata que se diverte escolhendo grupos de raparigas para matar de forma violenta, usando o seu "indestrutível" Chevy Nova.

Na segunda parte, no Tenesse, Mike encontra Lee( Mary Elisabeth Winstead), Abernathy (Rosario Dawson), Kim (Tracie Thoms) e Zoë (Zoë Bell), jovens ligadas ao cinema (actrizes de figuração, duplos, cabeleireiras). Segue-as na tentativa de as matar, mas neste caso as raparigas provocam um resultado bem diferente.

São imensas as referências ao cinema da década de 70, tanto a nível de imagem, de má qualidade, aparecem as riscas as fita que eram comuns nas cópias excessivamente usadas, erros de raccord e de montagem, tudo propositadamente.
Este filme, também pretende homenagear os filmes de perseguição de carros, gangsters, western spaghetti, samurais, kung-fu.
O argumento é muito bom e ao contrário dos Kill Bill é riquíssimo em diálogos extremamente surreais e imaginativos.
Mais uma vez a banda sonora é uma grande arma de Tarantino, conferindo a devida emoção a cada cena, embora por vezes de forma paradoxal.
Um filme que Tarantino fez para se divertir e cheio de referências aos filmes que marcaram a sua juventude.

Isto tudo para dizer que é um excelente filme, e que me diverti bastante.
Quanto a referências, só isso dá outro post.

3 comentários:

Anónimo disse...

Foci ansiosamente à espera que saia em vídeo... Como estou retida por razões de força maior... Tu já podias começar a trabalhar para os jornais como crítica de cinema!

Jorge A. disse...

Hi... hi... ainda não vi o filme, mas a expectativa é muita. É já este fim de semana.

serotonina disse...

pé: quando tiveres oportunidade, vai. quanto a escrever, nem pensar, não sei tanto sobre tanta coisa.

jorge: depois quero uma opinião, no despertar.